Aluno especial
Estudantes com diploma de ensino médio podem cursar disciplinas na Escola Politécnica, desde que haja vagas e aprovação do Departamento responsável, na condição de aluno especial. Nesta modalidade, o interessado cursa disciplinas isoladas dos cursos de graduação e ao final do semestre recebe um histórico escolar.
– As aulas do 1º semestre de 2025 terão início no dia 24/02/2025 e serão oferecidas de forma presencial, de acordo com a Portaria GR 7687/2021
“Artigo 1º – A partir do início do ano letivo de 2022, as aulas de graduação e de pós-graduação stricto sensu, teóricas ou práticas, serão oferecidas de forma presencial, bem como as demais atividades acadêmicas, incluindo defesas e exames, observada a legislação em vigor.”
– Informações sobre a disciplina e sobre o deferimento ou indeferimento da inscrição devem ser solicitadas no departamento responsável pelo oferecimento.
Departamentos
– O processamento das matrículas será feito pelo Serviço de Graduação da EPUSP.
– As inscrições EXCLUSIVAMENTE PARA DISCIPLINAS SEMESTRAIS serão recebidas nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, pelo Google Forms:
– É obrigatória na inscrição, a submissão dos seguintes documentos:
- RG (frente e verso) – Não serão aceitos outros documentos de identificação, somente RG;
- Histórico escolar (frente e verso) – Histórico escolar do Ensino Médio ou do Ensino Superior;
– Não serão aceitas inscrições por e-mail ou fora do prazo;
– O interessado deverá realizar o preenchimento do formulário para cada disciplina que deseja cursar, não há limite de disciplinas, mas não é permitido que haja conflito de horário entre as disciplinas;
– O formulário deve estar completamente preenchido;
– Os documentos exigidos devem ser submetidos com frente e verso no mesmo arquivo. Não serão aceitas inscrições sem os documentos completos;
– A inscrição será analisada pelo departamento responsável e a resposta será encaminhada ao e-mail do candidato, cadastrado no Google Forms. Em caso de indeferimento, não há possibilidade de recurso;
– Não são aceitas inscrições em disciplinas de Estágio ou Trabalho de Formatura;
– Após a efetivação da matrícula, não é possível efetuar a exclusão ou trancamento da mesma.
Os alunos especiais podem se tornar alunos regulares, por meio dos processos seletivos oferecidos: vestibular, processo de transferência externa e processo de portador de diploma de nível superior.
– Dúvidas: escreva para secao.alunos.poli@usp.br
– Descrição passo-a-passo: Instruções Passo-a-passo Aluno Especial
– Tutorial de como localizar informações sobre as disciplinas: Telas-Procedimentos-Inscrição-de-Aluno-Especial
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS
Após a inscrição, caso tenha alguma dúvida com relação ao aceite de sua inscrição ou informações específicas da disciplina que irá cursar, seguem algumas orientações:
Abaixo as informações da sigla do departamento, como verificar código da disciplina e contato:
Siglas | Departamentos | Como ler códigos das disciplinas | Contato |
PCC | Construção Civil | sigla PCC + 4 dígitos (ex. PCC3512) | coc.civil@usp.br |
PEF | Estruturas e Geotécnica | sigla PEF + 4 dígitos (ex. PEF3213) | coc.civil@usp.br |
PTR | Transportes | sigla PTR + 4 dígitos (ex. PTR3520) | coc.civil@usp.br |
PCS | Computação | sigla PCS + 4 dígitos (ex. PCS3220) | coc-computacao.poli@usp.br |
PEA | Energia e Automação Elétricas | sigla PEA + 4 dígitos (ex. PEA3542) | dina.diegas@pea.usp.br |
PHA | Hidráulica e Ambiental | sigla PHA + 4 dígitos (ex. PHA3001) | pha.grad@usp.br |
PME | Mecânica | sigla PME + 4 dígitos (ex. PME3311) | carlos.pme@usp.br |
PMI | Minas e Petróleo | sigla PMI + 4 dígitos (ex. PMI3270) | luciandrea@usp.br |
PMR | Mecatrônica e Sistemas Mecânicos | sigla PMR + 4 dígitos (ex. PMR3309) | crneves@usp.br |
PMT | Metalúrgica, Materiais, Nuclear | sigla PMT + 4 dígitos (ex. PMT3103) | vera.santos@usp.br |
PNV | Naval e Oceânica | sigla PNV + 4 dígitos (ex. PNV3218) | marlinp@usp.br |
PQI | Química | sigla PQI + 4 dígitos (ex. PQI3506) | sougrat@usp.br |
PRO | Produção | sigla PRO + 4 dígitos (ex. PRO3201) | secretaria.pro.epusp@usp.br |
PSI | Sistemas Eletrônicos | sigla PSI + 4 dígitos (ex. PSI3195) | coc_psi@usp.br |
PTC | Automação Controle Telecomunicações | sigla PTC + 4 dígitos (ex. PTC3250) | mario.sena@poli.usp.br marcelo.vantini@poli.usp.br |
Após a conclusão da(s) disciplina(s), lançamento e validação de sua nota, é possível solicitar seu histórico escolar no Serviço de Graduação: secao.alunos.poli@usp.br, devendo ser informado seu nome completo e nº USP.
– Legislação: Resolução 3757/90
– Instruções Passo-a-passo Aluno Especial
– Telas-Procedimentos-Inscrição-de-Aluno-Especial
As universidades estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp – possuem um convênio que possibilita aos seus alunos cursar algumas disciplinas de graduação em quaisquer das três instituições, com aproveitamento de créditos. A vantagem da parceria, para o aluno, é que ela possibilita um maior número de opções para ampliar sua base de conhecimento dentro do curso escolhido. Para participar do programa o aluno precisa ter integralizado, no mínimo, 20% dos créditos na universidade em que está matriculado.
– As aulas do 1º semestre de 2025 terão início no dia 24/02/2024 e serão oferecidas de forma presencial, de acordo com a Portaria GR 7687/2021
“Artigo 1º – A partir do início do ano letivo de 2022, as aulas de graduação e de pós-graduação stricto sensu, teóricas ou práticas, serão oferecidas de forma presencial, bem como as demais atividades acadêmicas, incluindo defesas e exames, observada a legislação em vigor.”
– Informações sobre a disciplina e sobre o deferimento ou indeferimento da inscrição devem ser solicitadas no departamento responsável pelo oferecimento.
Departamentos
– O processamento das matrículas será feito pelo Serviço de Graduação da EPUSP.
– As inscrições EXCLUSIVAMENTE PARA DISCIPLINAS SEMESTRAIS serão recebidas nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2024, pelo Google Forms
– É obrigatória na inscrição, a submissão dos seguintes documentos:
- RG (frente e verso) – Não serão aceitos outros documentos de identificação, somente RG;
- Histórico escolar (frente e verso) – Histórico escolar do Ensino Médio ou do Ensino Superior;
- Autorização da coordenação do curso (UNESP ou UNICAMP) para cursar a disciplina;
– Não serão aceitas inscrições por e-mail ou fora do prazo;
– O interessado deverá realizar o preenchimento do formulário para cada disciplina que deseja cursar, não há limite de disciplinas, mas não é permitido que haja conflito de horário entre as disciplinas;
– O formulário deve estar completamente preenchido;
– Os documentos exigidos devem ser submetidos com frente e verso no mesmo arquivo. Não serão aceitas inscrições sem os documentos completos;
– É obrigatória a comprovação de aprovação da coordenação de seu curso;
– A inscrição será analisada pelo departamento responsável e a resposta será encaminhada ao e-mail do candidato, cadastrado no Google Forms. Em caso de indeferimento, não há possibilidade de recurso.
– Não serão aceitas inscrições em disciplinas de Estágio ou Trabalho de Formatura.
-Após a efetivação da matrícula, não é possível efetuar a exclusão ou trancamento da mesma.
– Dúvidas: escreva para secao.alunos.poli@usp.br
- Tutorial de como localizar informações sobre as disciplinas: Telas Procedimentos Inscrição de Aluno Especial
- Descrição passo-a-passo Instruções Passo-a-passo Aluno Especial UNESP_UNICAMP
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS
Após a inscrição, caso tenha alguma dúvida com relação ao aceite de sua inscrição ou informações específicas da disciplina que irá cursar, seguem algumas orientações:
Abaixo as informações da sigla do departamento, como verificar código da disciplina e contato:
Siglas | Departamentos | Como ler códigos das disciplinas | Contato |
PCC | Construção Civil | sigla PCC + 4 dígitos (ex. PCC3512) | coc.civil@usp.br |
PEF | Estruturas e Geotécnica | sigla PEF + 4 dígitos (ex. PEF3213) | coc.civil@usp.br |
PTR | Transportes | sigla PTR + 4 dígitos (ex. PTR3520) | coc.civil@usp.br |
PCS | Computação | sigla PCS + 4 dígitos (ex. PCS3220) | coc-computacao.poli@usp.br |
PEA | Energia e Automação Elétricas | sigla PEA + 4 dígitos (ex. PEA3542) | dina.diegas@pea.usp.br |
PHA | Hidráulica e Ambiental | sigla PHA + 4 dígitos (ex. PHA3001) | pha.grad@usp.br |
PME | Mecânica | sigla PME + 4 dígitos (ex. PME3311) | carlos.pme@usp.br |
PMI | Minas e Petróleo | sigla PMI + 4 dígitos (ex. PMI3270) | luciandrea@usp.br |
PMR | Mecatrônica e Sistemas Mecânicos | sigla PMR + 4 dígitos (ex. PMR3309) | crneves@usp.br |
PMT | Metalúrgica, Materiais, Nuclear | sigla PMT + 4 dígitos (ex. PMT3103) | vera.santos@usp.br |
PNV | Naval e Oceânica | sigla PNV + 4 dígitos (ex. PNV3218) | marlinp@usp.br |
PQI | Química | sigla PQI + 4 dígitos (ex. PQI3506) | sougrat@usp.br |
PRO | Produção | sigla PRO + 4 dígitos (ex. PRO3201) | secretaria.pro.epusp@usp.br |
PSI | Sistemas Eletrônicos | sigla PSI + 4 dígitos (ex. PSI3195) | coc_psi@usp.br |
PTC | Automação Controle Telecomunicações | sigla PTC + 4 dígitos (ex. PTC3250) | mario.sena@poli.usp.br marcelo.vantini@poli.usp.br |
Após a conclusão da(s) disciplina(s), lançamento e validação de sua nota, é possível solicitar seu histórico escolar no Serviço de Graduação: secao.alunos.poli@usp.br, devendo ser informado seu nome completo e nº USP.
Engenharia Elétrica, nas suas ênfases: Automação e Controle; Telecomunicações; Eletrônica e Sistemas Computacionais ou Energia e Automação Elétricas
Engenharia Elétrica, nas suas ênfases: Automação e Controle; Telecomunicações; Eletrônica e Sistemas Computacionais ou Energia e Automação Elétricas, ao final do terceiro ano (2023), no prazo estabelecido, deverão preencher o formulário de Opção de Ênfase, no JupiterWeb, declarando a ordem de preferência, dentro da área Engenharia Elétrica.
Alunos que não preencherem o formulário no prazo estabelecido, ou o fizerem de forma incompleta serão alocados “ex-oficio” em uma ênfase, dentro da área Engenharia Elétrica, nas vagas ainda não preenchidas.
Todos os alunos serão alocados nas vagas existentes nas ênfases dentro da área Engenharia Elétrica, pela ordem de classificação abaixo definida, segundo a ordem de preferência expressa pelo aluno no formulário.
Ordem de Classificação.
A classificação será feita pela ordem decrescente da média pelo número de créditos (média ponderada), com base nas notas obtidas nas disciplinas obrigatórias constantes da estrutura curricular, a contar do ano de ingresso do aluno (a máxima nota possível será dez).
Para o cálculo dessa nota, aplicam-se as seguintes normas complementares:
a) só serão consideradas as notas obtidas no primeiro oferecimento da disciplina;
b) só serão consideradas as notas da primeira avaliação (vale dizer que as notas obtidas após a recuperação não entrarão nos cálculos);
c) será atribuída nota zero às disciplinas da estrutura curricular dos 1º, 2º e 3º anos nos casos:
– de não terem sido cursadas na estrutura curricular obrigatória correspondente aos três primeiros anos de ingresso;
– em que tenham sido concedidos créditos por equivalência de disciplina (aproveitamento de estudos AE);
– em que tenham sido trancadas e não cursadas nos três primeiros anos de ingresso.
Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Materiais ou Engenharia Nuclear
Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Materiais ou Engenharia Nuclear ao final do terceiro ano no Ciclo Básico – Materiais/Metalúrgica (2023), no prazo estabelecido, deverão preencher o formulário de Opção de Curso, no JupiterWeb.
Alunos que não preencherem o formulário no prazo estabelecido, ou o fizerem de forma incompleta serão alocados “ex-oficio” em um dos dois cursos, nas vagas ainda não preenchidas.
Todos os alunos serão alocados nas vagas existentes nos cursos de Engenharia Metalúrgica ou Engenharia de Materiais, pela ordem de classificação abaixo definida, segundo a ordem de preferência expressa pelo aluno no formulário.
Ordem de Classificação:
A classificação será feita pela ordem decrescente da média pelo número de créditos (média ponderada), com base nas notas obtidas nas disciplinas obrigatórias constantes da estrutura curricular, a contar do ano de ingresso do aluno (a máxima nota possível será dez).
Para o cálculo dessa nota, aplicam-se as seguintes normas complementares:
a) só serão consideradas as notas obtidas no primeiro oferecimento da disciplina;
b) só serão consideradas as notas da primeira avaliação (vale dizer que as notas obtidas após a recuperação não entrarão nos cálculos);
c) será atribuída nota zero às disciplinas da estrutura curricular dos 1º, 2º e 3º anos nos casos:
– de não terem sido cursadas na estrutura curricular obrigatória correspondente aos três primeiros anos de ingresso;
– em que tenham sido concedidos créditos por equivalência de disciplina (aproveitamento de estudos AE);
– em que tenham sido trancadas e não cursadas nos três primeiros anos de ingresso.
Estudantes com diploma de ensino médio podem cursar disciplinas na Escola Politécnica, desde que haja vagas e aprovação do Departamento responsável, na condição de aluno especial. Nesta modalidade, o interessado cursa disciplinas isoladas dos cursos de graduação e ao final do semestre recebe um histórico escolar.
– As aulas do 1º quadrimestre de 2025 terão início no dia 06/01/2025 e serão oferecidas de forma presencial, de acordo com a Portaria GR 7687/2021 – “Artigo 1º – A partir do início do ano letivo de 2022, as aulas de graduação e de pós-graduação stricto sensu, teóricas ou práticas, serão oferecidas de forma presencial, bem como as demais atividades acadêmicas, incluindo defesas e exames, observada a legislação em vigor.”
– Informações sobre a disciplina e sobre o deferimento ou indeferimento da inscrição devem ser solicitadas no departamento responsável pelo oferecimento.
Departamentos
– O processamento das matrículas será feito pelo Serviço de Graduação da EPUSP.
– As inscrições EXCLUSIVAMENTE PARA DISCIPLINAS QUADRIMESTRAIS serão recebidas no período de 04 a 12/12/2024, pelo Google Forms.
– É obrigatória na inscrição, a submissão dos seguintes documentos:
- RG (frente e verso) – Não serão aceitos outros documentos de identificação, somente RG;
- Histórico escolar (frente e verso) – Histórico escolar do Ensino Médio ou do Ensino Superior;
– Não serão aceitas inscrições por e-mail ou fora do prazo;
– O interessado deverá realizar o preenchimento do formulário para cada disciplina que deseja cursar, não há limite de disciplinas, mas não é permitido que haja conflito de horário entre as disciplinas;
– O formulário deve estar completamente preenchido;
– Os documentos exigidos devem ser submetidos com frente e verso no mesmo arquivo. Não serão aceitas inscrições sem os documentos completos;
– A inscrição será analisada pelo departamento responsável e a resposta será encaminhada ao e-mail do candidato, cadastrado no Google Forms. Em caso de indeferimento, não há possibilidade de recurso.
- Após a efetivação da matrícula, não é possível efetuar a exclusão ou trancamento da mesma.
Os alunos especiais podem se tornar alunos regulares, por meio dos processos seletivos oferecidos: vestibular, processo de transferência externa e processo de portador de diploma de nível superior.
– Dúvidas: escreva para secao.alunos.poli@usp.br
– A análise das inscrições acontecerá nos departamentos:
- Quando não aceitas: o interessado será informado por e-mail.
- Quando aceitas:
- Cadastramento do interessado e e-mail no sistema Júpiter Web, criando número USP;
- Matrícula do interessado nas disciplinas do departamento e e-mail informando da aceitação e próximos passos.
Como saber a qual departamento se dirigir?
Abaixo as informações da sigla do departamento, como verificar código da disciplina e contato:
Siglas | Departamentos | Como ler códigos das disciplinas | Contato |
PCC | Construção Civil | sigla PCC + 4 dígitos (ex. PCC3512) | coc.civil@usp.br |
PEF | Estruturas e Geotécnica | sigla PEF + 4 dígitos (ex. PEF3213) | coc.civil@usp.br |
PTR | Transportes | sigla PTR + 4 dígitos (ex. PTR3520) | coc.civil@usp.br |
PCS | Computação | sigla PCS + 4 dígitos (ex. PCS3220) | coc-computacao.poli@usp.br |
PEA | Energia e Automação Elétricas | sigla PEA + 4 dígitos (ex. PEA3542) | beta.prates@usp.br |
PHA | Hidráulica e Ambiental | sigla PHA + 4 dígitos (ex. PHA3001) | pha.grad@usp.br |
PME | Mecânica | sigla PME + 4 dígitos (ex. PME3311) | carlos.pme@usp.br |
PMI | Minas e Petróleo | sigla PMI + 4 dígitos (ex. PMI3270) | luciandrea@usp.br |
PMR | Mecatrônica e Sistemas Mecânicos | sigla PMR + 4 dígitos (ex. PMR3309) | crneves@usp.br |
PMT | Metalúrgica, Materiais, Nuclear | sigla PMT + 4 dígitos (ex. PMT3103) | vera.santos@usp.br |
PNV | Naval e Oceânica | sigla PNV + 4 dígitos (ex. PNV3218) | marlinp@usp.br |
PQI | Química | sigla PQI + 4 dígitos (ex. PQI3506) | sougrat@usp.br |
PRO | Produção | sigla PRO + 4 dígitos (ex. PRO3201) | secretaria.pro.epusp@usp.br |
PSI | Sistemas Eletrônicos | sigla PSI + 4 dígitos (ex. PSI3195) | coc_psi@usp.br |
PTC | Automação Controle Telecomunicações | sigla PTC + 4 dígitos (ex. PTC3250) | mario.sena@poli.usp.br marcelo.vantini@poli.usp.br |
Quando o aluno concluir a(s) disciplina(s), poderá solicitar seu histórico escolar ao Serviço de Graduação pelo email secao.alunos.poli@usp.br. No email deve conter seu nome completo, nº USP e uma cópia do seu documento de identificação.
Entre em contato
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Telefones: 3091-5405, 3091-5798, 3091-5325, 2648-6102 e 2648-6101.