Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Atendimento de graduação

Nesta página você encontra informações pertinentes a sua graduação.

As principais atividades realizadas pelo Serviço de Graduação são  manter em ordem e atualizados documentos e registros dos alunos e prestar informações sobre processos e procedimentos acadêmicos. Compete também à área a emissão de documentos diversos sobre a vida acadêmica do aluno.

Horário de Atendimento:

De 2ª, 4ª e 6ª feira das 11h às 16h. 

De 3ª e 5ª feira NÃO há atendimento presencial.

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, Nº 380 – Térreo

Edifício Engenheiro Mário Covas Junior

CEP 05508-010 – São Paulo – SP

AVISO IMPORTANTE: Em virtude da alta demanda de pedidos, o prazo para respostas dos e-mails é de 5 a 7 dias úteis.  Agradecemos a compreensão de todos! 

Confira aqui o resultado do processo de transferência interna 2025. 

Confira aqui o resultado da Opção de Curso 2024-2025

A partir de 15/10/2024 o Serviço de Graduação adotará uma nova forma de receber requerimentos. 
 
Atenção! 
 
Os requerimentos serão enviados através de formulários. 
Cada aluno deve fazer o envio pelo formulário destinado ao seu curso. 
 
Teremos três tipos de formulários:
 
1) Um formulário (por curso) para o envio dos seguintes requerimentos:
  • Equivalência de Disciplinas, 
  • Mudança de Status de Disciplinas, 
  • Aproveitamento de Disciplinas cursadas no exterior – Intercâmbio, 
  • Dispensa de Disciplina
Esse formulário ficará aberto desde o início da primeira interação de matrícula de cada semestre, até o final do período para retificação de matrícula (conforme calendário USP). Os requerimentos serão processados após o encerramento do período. 
 
 
2) Um formulário (por curso) para o envio de requerimentos que podem ser enviados a qualquer momento:
  • Trancamento Total de Matrícula
  • Trancamento Total de Matrícula – Fora de Prazo
  • Solicitações Diversas
 
3) Um formulário (para todos os cursos) para requerimentos que não precisam ser analisado pelas CoCs:
  • Emissão de documentos
  • Solicitação de segunda via de cartão BUSP
  • Destrancamento de Matrícula
  • Alteração de dados pessoais
 
Os links para os formulários estarão disponíveis no site da Poli 
https://hml.poli.usp.br/ensino/graduacao/atendimentograduacao

Aqui você pode solicitar:

  • Emissão de documentos
  • Solicitação de segunda via de cartão BUSP
  • Destrancamento de Matrícula
  • Alteração de dados pessoais

O artigo 80 dispõe que, em caso de matrícula cancelada com fundamento nos itens II, III, IV e V do § 2º do artigo 75 do Regimento Geral da USP, o interessado poderá requerer, uma única vez e no máximo até cinco anos após o cancelamento, seu retorno à USP, desde que devidamente justificadas as causas que provocaram o cancelamento. O requerimento deve ser entregue, no Serviço de Graduação e será analisado pela Coordenação do Curso e pela Comissão de Graduação.

O requerimento de retorno à vaga deve ser feito preferencialmente, dois meses antes ao semestre de retorno, sendo em novembro para o 1º semestre e  maio para o 2º semestre.

O aluno deve preencher completamente o formulário de solicitação de retorno à vaga e enviar para o e-mail secao.alunos.poli@usp.br.

Formulario_Retorno – Artigo 80

Deliberação_CG_Artigo_80

Se aprovado o retorno à vaga, semestralmente o alunos deverá submeter seu pedido de matrícula à Coordenação de seu curso e à Comissão de Graduação, conforme informações enviadas periodicamente por email. 

Qualquer dúvida o aluno deve entrar em contato com o Serviço de Graduação.

Este formulário deve ser preenchido por alunos interessados em cursar disciplinas quadrimestrais em 2025_1Q.
Os pedidos de matrícula serão submetidos às CoCs dos cursos que aceitarão os pedidos ou não.
As respostas das CoCs serão inseridas na Intranet Poli.
Este formulário estará disponível para preenchimento no período de 02/12/2024 a 06/12/2024.

Entre em contato

Nossa equipe atende pelo e-mail secao.alunos.poli@usp.br

Telefones: 3091-5405, 3091-5325, 2648-6102