Transferência externa
Anualmente, a USP realiza o vestibular de transferência externa, do qual podem participar alunos de outras universidades brasileiras ou estrangeiras. O objetivo é preencher as vagas remanescentes nos diversos cursos disponíveis em suas unidades.
Regras para Ingresso
Quando ocorre: Uma vez por ano e em duas fases: a pré-seleção, de caráter geral, a cargo da FUVEST e a seleção, com base em conteúdos específicos, de responsabilidade das Unidades que participam do processo.
Como se inscrever: A inscrição para a primeira fase do processo seletivo deve ser feita no site da FUVEST. Os candidatos podem fazer apenas uma opção de curso e não são aceitas transferências para o primeiro ou para os dois últimos semestres de um curso.
Como é a seleção: Na primeira fase do processo, os candidatos são classificados em ordem decrescente de média ponderada geral, sendo convocados para a segunda fase os candidatos melhores classificados, na razão de 3 candidatos/vaga.
Na segunda fase, de responsabilidade da unidade, os alunos se submetem a um exame que contempla conteúdos básicos de Engenharia dos 1º e 2º semestres. A nota final, para efeito de classificação dos candidatos, é computada pela média aritmética entre o número de pontos da primeira fase e o número de pontos da segunda fase, previamente normalizados em uma única escala.
Efetivação
A transferência, cujo processo ocorre durante o ano, será efetivada para o primeiro período letivo do ano seguinte.
Outras normas
O aluno ingressante por processo de transferência deverá passar pelas adaptações curriculares necessárias ao acompanhamento do curso à que se transfere. Eventuais aproveitamento de estudos, serão analisados após o efetivo ingresso na Escola Politécnica.
As vagas remanescentes do processo de transferência externa serão disponibilizadas para o processo de seleção de candidatos portadores de diploma de curso superior.
- Manual do Candidato
- Gabarito da prova realizada em 22/09/2024
- Resultado do Processo de Transferência Externa 2024/2025
atestado de matrícula da Instituição ou Unidade de origem do candidato, com a especificação do semestre ou ano em que está matriculado; ou
atestado que comprove o vínculo do aluno com a Instituição ou Unidade de origem, com a especificação do semestre ou ano, e a situação do aluno no curso.
6.1 – A não entrega do documento exigido nas datas previstas poderá implicar a desclassificação do candidato.“
Observações Importantes:
– a entrega do documento deve ser feita pelo candidato. A entrega da documentação por terceiros só é permitida com procuração simples registrada em cartório;
– não são recebidos documentos por e-mail ou fora da data e horário especificados em edital.
– o documento entregue deve conter o nome completo do candidato;
– o documento entregue deve conter a informação de que o aluno está com o vínculo ativo na Universidade de origem;
– o documento entregue deve conter a informação do período em que o aluno está matriculado, especificando assim a conclusão de pelo menos um período completo do curso;
– o documento entregue deve ter data de emissão dentro do semestre vigente, ou seja, no 1º semestre de 2024;
– o documento entregue deve estar em papel timbrado da Universidade, carimbado, assinado ou com código de autenticidade eletrônica;
– documentos de Universidades estrangeiras devem estar acompanhados da respectiva tradução juramentada.
Qualquer dúvida entre em contato com o Serviço de Graduação pelo email secao.alunos.poli@usp.br.
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