Data de publicação: 02/04/2025.
Docente: Marcos Simplício, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e coordenador do evento.
Resumo: Com a expansão das ameaças cibernéticas, a proteção das infraestruturas digitais tornou-se um enorme desafio global. Neste contexto, pesquisadores brasileiros e norte-americanos reuniram-se em um workshop imersivo para debater os avanços na área de cibersegurança e prospectar colaborações científicas. O evento, “NSF-FAPESP Workshop on Cybersecurity and Privacy”, promovido pela U.S. National Science Foundation (NSF) e pela FAPESP entre 18 e 21 de março, teve como foco três áreas principais: segurança das redes; inteligência artificial e segurança; e ecossistema de informações, segurança da veracidade e origem.
“A segurança das redes é um campo consolidado, mas enfrenta desafios crescentes com o aumento do volume de informações e a emergência de novas tecnologias, como redes 5G, comunicação quântica e a escalada da inteligência artificial”, informa Marcos Simplício, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e coordenador do evento.