
[Imagem: Reprodução/Freepik]
Link: https://revistacienciaecultura.org.br/?p=8031
Data da Publicação: 14/03/2025.
Personalidade da Poli envolvida: Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli-USP e foi consultor em Integração de Sistemas de Informação e Base de Dados do Ministério do Meio Ambiente.
Resumo: O artigo da nova edição da Ciência & Cultura discute desafios e oportunidades para a Ciência Aberta no Brasil. De modo a reutilizar e preservar os dados científicos, a Ciência dos Dados Abertos, que integra a Ciência Aberta, propõe a criação de infraestrutura computacionais que garantam maior replicabilidade e reprodutibilidade nos experimentos científicos — um padrão considerado essencial para a ciência moderna.
Apesar de ser recente no país, há avanços importantes em instituições de pesquisa, especialmente na criação de repositórios de dados. Um dos exemplos é o DataMap/Amazon, que atua na preservação, curadoria e disseminação de dados coletados na Amazônia.
O projeto integra e auxilia na síntese necessária do conhecimento de uma vasta quantidade de informações coletadas por pesquisadores de diferentes instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Nacional do Espaço (Inpe), Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dentre outras.
O DataMap/Amazon é uma iniciativa do Centro de Estudos Amazônia Sustentável (CEAS/USP) cujo objetivo é promover a produção e disseminação da ciência para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Pedro Corrêa, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, enfatiza a importância de iniciativas similares que reforcem a construção de um ambiente de ciência aberta.
Repercussão:
Confira a matéria completa na Revista Ciência e Cultura
Confira a matéria no Portal Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência