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Projeto de Extensão promovido pelo IF, Poli e IME, oferece monitorias e plantões de dúvidas em escolas estaduais

Projeto oferece 100 créditos de extensão aos graduandos que participarem

O Instituto de Física (IF) da USP, em parceria com a Escola Politécnica (Poli) e o Instituto de Matemática e Estatística (IME), criou um projeto de extensão que oferece monitorias e plantões de dúvidas em escolas públicas do estado de São Paulo. As aulas de reforço de matemática, física e de conteúdo tecnológico serão ministradas por alunos de graduação dos institutos participantes.

Em 2023, o MEC definiu que os estudantes das universidades precisavam incorporar em sua grade curricular pelo menos 10% de atividades de extensão. A ideia é que os alunos de ensino superior, em especial o público, compartilhem seu conhecimento e expandam sua atuação acadêmica para além das universidades.

“Houve uma grande preocupação do corpo docente em atender esta resolução já que ele não está acostumado com este tipo de atividade que, basicamente, consiste em os alunos de graduação da USP se envolverem em atividades para servir a sociedade”, afirmou Euzi Euzi Conceição Fernandes da Silva, docente do Instituto de Física e idealizadora do projeto. 

A professora conta que pensou em criar um projeto de extensão que oferecesse às escolas de ensino médio da rede pública um serviço de realização de provas e exercícios online, que seria realizado por estudantes da USP usando a plataforma gratuita Moodle. Mas após  entrar em contato com algumas escolas, percebeu que um serviço semelhante já era oferecido em plataformas contratadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), tais como Khan Academy e Alura para as disciplinas de matemática, física e de conteúdo tecnológico. 

A alternativa foi adaptar o projeto para um novo modelo que oferecesse monitorias de plantão de dúvidas convencionais ou durante as aulas dos professores. No primeiro caso, os alunos da escola interessados em ter reforço nas disciplinas de exatas se reúnem numa sala num horário fixado pela escola e são atendidos pelos monitores da USP. Já no segundo, os graduandos da USP estarão auxiliando os alunos no acesso às plataformas  Khan Academy e Alura e resolvendo dúvidas básicas de conteúdo.

O projeto ainda conta com a colaboração dos professores Alain Andre Quivy (IF), Aldo Tonso (Poli), Alexandre Lymberopoulos (IME), Antonio Carlos Seabra (Poli), Fernando Akira Kurokawa (Poli), José Luis de Paiva (Poli) e Marcelo Martins Seckler (Poli).

As escolas que receberão o projeto podem ser contatadas pelos docentes corresponsáveis pela atividade de extensão, por alunos ou então podem inscrever-se diretamente pelo formulário disponibilizado pelos organizadores. 

Um dos diferenciais deste projeto é que ele pode mobilizar um grande número de estudantes da USP. Não é restritivo quanto ao número de alunos que podem participar. Inicialmente, estão disponíveis 200 vagas para graduandos da USP que gostariam de se voluntariar. 

Os alunos extensionistas devem comparecer nas escolas estaduais 2h semanais durante as 20 semanas do semestre letivo das escolas estaduais e receberão 100 créditos/hora voltados a extensão. As inscrições podem ser realizadas pelo sistema Júpiter até o dia 11 de dezembro.

Código e nome da disciplina para inscrição: AEX-IF-00010.01 “Monitoria de física, matemática e disciplinas tecnológicas para estudantes do ensino médio das escolas públicas da grande São Paulo”.