Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

 

Uma equipe de estudantes da USP participou do Petrogames 2024, organizado pela Seção Brasil da Society of Petroleum Engineers (SPE), no Rio de Janeiro, com o apoio e o patrocínio das empresas Schlumberger, Equinor e Prio.

 

Participaram do evento, em abril, representantes de seis universidades: UFRJ, UFF, UNICAMP, UNIFEI, UDESC e USP. A Universidade de São Paulo conquistou o terceiro lugar e se classificou para o Petrobowl, que ocorreu também no Rio de Janeiro em 19 de maio, organizado pela Seção Internacional da SPE.

 

O Petrobowl é uma competição internacional latino-americana que reuniu diversas universidades da região. Nesse evento, a USP foi uma das duas universidades brasileiras a avançar para a fase seguinte. Contudo, a equipe não conseguiu se classificar para a final, que ocorrerá em Nova Orleans, Estados Unidos.

 

“Apesar disso, esse resultado é incrível, considerando que os membros da equipe alcançaram o terceiro lugar e a segunda classificação brasileira com apenas um mês de preparação. Isso demonstra o potencial e a qualidade dos alunos da USP, o que deve servir como motivação para que novos alunos participem na próxima edição”, destacou o presidente do grupo, Norah Ordoñez.

Como é participar das competições?

Nas competições como o PetroGames e o PetroBowl, universidades se reúnem em um torneio que consiste em duas fases: uma de grupos e outra eliminatória. Durante esses eventos, são realizados confrontos entre as equipes, onde um apresentador faz perguntas relacionadas aos estudos na área de petróleo e energia. Cada equipe deve tentar responder a essas perguntas, quem acumular mais pontos avança para a próxima fase, até a final entre as duas melhores equipes. A SPE Brasil, de âmbito internacional, concede prêmios em dinheiro e medalhas aos vencedores.

 

Durante a competição, há diversas interações entre alunos de diferentes universidades, proporcionando a oportunidade de conhecer o cotidiano de outros estudantes e trocar experiências.

 

“Participar desses eventos foi uma experiência transformadora para nós. Não apenas aprimoramos nossas habilidades técnicas, mas também nos conectamos com pessoas que compartilham nossa paixão pela indústria do petróleo e energia. A competição nos motivou a pensar de maneira crítica e criativa, e nos sentimos mais preparados para os desafios que o futuro nos reserva”, afirmou Norah.

 

Como participar do grupo?

O capítulo estudantil da SPE da Universidade de São Paulo tem como principal objetivo promover o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus membros, incentivar o aprendizado contínuo e a troca de conhecimentos na área de Engenharia de Petróleo e Energia. Estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas relacionadas ao setor energético podem participar.

Para se inscrever e participar das atividades do capítulo, basta entrar em contato com a diretoria da SPE USP ou acompanhar as redes sociais. As atividades são abertas a todos que tenham interesse em expandir seus conhecimentos e contribuir para o crescimento do setor energético. 

 A inscrição é gratuita para alunos da universidade com a apresentação da matrícula.

Society of Petroleum Engineers (SPE) | Oil & Gas Membership Association