Instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba, projeto vai estudar fenômenos do fluxo de ar no motor para reduzir a emissão de poluentes e o consumo de combustível
São Paulo, 10 de abril de 2015 – A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Scania inauguraram nesta sexta-feira (10) o primeiro laboratório de pesquisa da indústria de caminhões no Parque Tecnológico de Sorocaba, interior de São Paulo. O projeto é fruto de um convênio de cooperação tecnológica assinado entre a montadora sueca e a Poli-USP em 2013 e realizado por meio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).
“Para uma empresa pioneira em inovação e tecnologia como a Scania, incentivos a parcerias com instituições de ensino são parte do negócio e da garantia de excelência nas soluções que levamos para nossos clientes”, afirma Per Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.
Ao todo foram investidos R$ 6 milhões – o maior aporte da montadora em iniciativas de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil –, e o projeto prevê a construção do laboratório para estudar o comportamento do fluxo de ar dentro dos motores a diesel. “Essa investigação poderá contribuir para melhorar o desempenho dos motores, bem como o consumo e, principalmente, a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera”, explica Svedlund.
Segundo ele, o conhecimento gerado a partir dessa pesquisa também será aplicado no desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores, o que aprimorará o controle de qualidade dos componentes produzidos na montadora sueca.
Inovação – O laboratório da Poli-USP/Scania conta com equipamentos criados exclusivamente para o projeto. “Vamos abrigar, por exemplo, uma máquina de ensaio de fluxo de ar nos cabeçotes (parte superior do motor), que precisou ser desenvolvida e montada na universidade, bem como alguns sensores, que não existiam no mercado com a especificidade que o projeto exige”, explica o Prof. Dr. Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP, responsável pela coordenação da iniciativa. “Essa tecnologia é completamente nova. Criada pelo grupo de especialistas reunidos para esse projeto, ela traz uma série de inovações, como a medição de deslocamentos a laser e a compactação de sensores, além de ser mais simples e de menor custo.”
Além da capacidade para realizar processamento de simulações virtuais do fluxo de ar nos cabeçotes, o espaço abrigará equipamentos de escaneamento a laser de última geração, impressora 3D, máquinas operatrizes para a fabricação de peças específicas, entre outros itens necessários para os estudos. Com apoio dessa estrutura, os pesquisadores poderão fazer ensaios, validar modelos matemáticos e simulações virtuais, fabricar e testar protótipos tridimensionais.
Mestrado profissional – Por meio do projeto, 12 engenheiros da Scania ingressaram no Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, ministrado pela Poli-USP. “O modelo de pesquisa dessa parceria é único entre os projetos em desenvolvimento na universidade”, ressalta Massarani. “A Scania trouxe o problema, e desenvolvemos um grupo de mestrado para buscar soluções. Estamos aprendendo muito, e temos como transferir esse conhecimento para a empresa, já que engenheiros da montadora estão envolvidos desde o início do mestrado.”
Svedlund observa que acordos de cooperação entre universidades e empresas são importantes, pois incentivam o aprimoramento dos engenheiros, geram conhecimento científico e promovem descobertas que podem trazer impactos positivos para o meio ambiente.
O engenheiro de produto e desenvolvimento de motores da Scania, Marcel Silva, faz parte da primeira turma do mestrado. Há um ano e meio estudando os fenômenos do fluxo de ar no cabeçote do motor, Marcel valoriza a troca de informações e métodos do mundo acadêmico para a iniciativa privada: “Está sendo muito importante trazer um pouco do ambiente acadêmico para a empresa. Percebemos uma distância entre esses dois mundos. Ter contato com teorias e o conhecimento dos professores durante o mestrado ajuda muito a caminhar para encontrar soluções para os problemas propostos”.
Inauguração
O laboratório da Poli-USP/Scania é o primeiro construído na área externa do Parque Tecnológico de Sorocaba, atendendo aos requisitos de amplo espaço para a fabricação de equipamentos e realização de ensaios.
A cerimônia de inauguração contou com a participação do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio; do presidente da Scania Latin America, Per Olov Svedlund, e do diretor da Poli-USP, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira. A solenidade foi realizada às 9 horas no Parque Tecnológico de Sorocaba, instalado no Distrito Industrial da cidade de Sorocaba, a 100 km de São Paulo.
Sobre a Scania
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 42 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2014, a receita liquida da Scania alcançou 92,05 bilhões de coroas suecas, e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 6 bilhões de coroas suecas.
Para mais informações: http://www.scania.com.br/
Sobre o Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP
O Centro tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo brasileiro e aumentar sua participação no contexto global. O grupo trabalha pela capacitação de estudantes, professores e engenheiros de empresas do setor automotivo, além da aplicação e do desenvolvimento de novas tecnologias e processos na área da engenharia da mobilidade. É a única instituição da América do Sul que oferece o ciclo completo de ensino superior com ênfase em engenharia automotiva, incluindo graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Também é um fórum neutro para o debate de questões do setor automotivo no Brasil e no mundo.
Para mais informações: http://www.automotiva-poliusp.org.br
Sobre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS)
É um ambiente criado para atrair e acomodar empresas intensivas em tecnologia e instituições de ensino e pesquisa, assim como empresas ou organizações públicas ou privadas que possam oferecer serviços de apoio técnico e de mercado. Dessa forma, o PTS facilita, às partes interessadas, o acesso ao conhecimento bem como ao mercado, pela aproximação com possíveis desenvolvimentos e inovação tecnológica assim como oportunidades comerciais, em nível nacional e internacional.
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