- Lara Cáfaro
- 05/11/2024
Futura engenheira da Escola Politécnica, Bianca Repke Teixeira concilia estudos com produção de conteúdo em plataformas digitais como TikTok e Instagram
Nascida em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, Bianca Repke Teixeira é estudante do curso de Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP. Desde pequena, seu interesse pela engenharia foi inspirado pela profissão do pai. “Meu desejo se intensificou no colégio técnico de eletrônica, mas foi no terceiro ano do ensino médio que realmente descobri a Poli e percebi que era ali que queria estar”, relata Bianca.
A jornada de Bianca pelo ensino médio não foi fácil. Em meio à pandemia, as aulas on-line transformaram sua rotina em um desafio constante. “Eu estudava pela manhã e à tarde, e dedicava o final do dia e os fins de semana a um cursinho intensivo online. Muitas vezes, trocava momentos com a família por simulados, e jantares por aulas. Essas escolhas foram fundamentais para minha aprovação, e essa conquista foi extremamente gratificante”.
Com sua perspectiva de vestibulanda, Bianca se motivou a criar conteúdo para redes sociais com base em sua própria experiência. “Percebi que havia pouca informação sobre a Poli nas redes. Assim que passei no vestibular, decidi compartilhar minha trajetória para inspirar outros a também sonharem com a faculdade”. Ela tem perfis no TikTok e no Instagram, onde mais de 10 mil pessoas acompanham detalhes de sua rotina, o que já gerou cerca 1,7 milhão de curtidas apenas no TikTok.
Sua rotina é quase totalmente ocupada pelas atividades acadêmicas, com as manhãs e tardes dedicadas às aulas e os intervalos voltados para projetos. Durante as semanas de provas, a concentração se volta exclusivamente para os estudos. A adaptação ao ritmo da Poli foi desafiadora, especialmente devido à distância da família. No entanto, segundo a estudante, o apoio dos amigos tornou o ambiente universitário mais acolhedor.
Além dos estudos, Bianca se envolveu em atividades extracurriculares, na Atlética, onde atuou como colaboradora geral e, depois, como diretora de artigos. “Essa experiência me proporcionou um forte senso de pertencimento e fez com que eu desenvolvesse habilidades importantes, como gestão de pessoas e de projetos. Essas competências serão essenciais para minha carreira”, destaca a estudante.
Bianca, aconselhou os futuros alunos da Poli a manterem a calma e perseverar, pois as oportunidades oferecidas pela instituição superam esses obstáculos. Além disso, a jovem também destacou a importância de equilibrar o estudo com o descanso.
"Estudar na Poli é equivalente a viver um sonho que tive durante meu Ensino Médio. Por isso, a Poli se tornou uma parte importante da minha vida e, se não fosse por ela, tudo seria absolutamente diferente. A Poli é uma porta de entrada para um futuro promissor e baseado naquilo que sempre gostei: a engenharia".
-Bianca Repke