FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

As atividades de Extensão são entendidas como um diálogo entre a Universidade e a Comunidade Externa, por meio de ações para além dos limites dos campi. E a Comissão de Cultura e Extensão da Escola Politécnica tem estimulado as iniciativas de extensão, viabilizando a formação de grupos compostos por estudantes, sob a supervisão de um Docente.

Credenciamento de Grupos de Extensão

Existem diversas atividades realizadas por conjuntos de alunos que se caracterizam como atividades extensionistas.  Para tais conjuntos, o credenciamento se apresenta como um meio de formalização como Grupo de Extensão, articulando suas atividades sob a esfera de ação da Escola Politécnica e reconhecendo-os como um canal de ampliação da atuação da EPUSP. 
 
 
 
A Comissão de Cultura e Extensão da Escola Politécnica segue os seguintes parâmetros para realizar o credenciamento dos Grupos de Extensão:
 
Para iniciar o processo de credenciamento de um Grupo, leia sobre a caracterização dos Grupos de Extensão, preencha o formulário de credenciamento e envie a declaração do Docente Supervisor do grupo no formulário, clicando nos links abaixo: 
Visualize aqui como é a tramitação de um pedido de credenciamento.

Dúvidas Frequentes:

O preenchimento do formulário, visando caracterizar as atividades executadas pelo Grupo de Extensão, deve ser realizado pelo Líder do Grupo, um membro definido pela organização, internamente, que a representará perante à Comissão de Cultura e Extensão (CCEx).

O preenchimento do formulário é apenas uma das etapas do credenciamento. Posteriormente ao envio do formulário pelo grupo, a Assistência Técnica de Cultura e Extensão irá conferir as informações e submeter à avaliação da Comissão de Cultura e Extensão, formada por docentes da EPUSP. A partir da confirmação do parecer favorável da CCEx, a organização estará oficialmente credenciada como Grupo de Extensão.

A gestão de espaço físico, virtual, e-mail institucional, recursos financeiros, entre outros, não é atribuição da Comissão de Cultura e Extensão, e deve ser tratada diretamente com as respectivas áreas responsáveis.

Cabe à liderança e ao/à Docente Supervisor(a) a proposição, o desenvolvimento e a responsabilidade pelas atividades desenvolvidas pelo Grupo de Extensão. É preciso observar, no entanto, que, a partir do credenciamento, o grupo passa a ser formalizado como Grupo de Extensão da EPUSP e adquire um status oficial. Isto significa que a atuação do Grupo deverá estar atrelada minimamente às atividades indicadas no formulário de credenciamento, mantendo-se o respeito aos princípios e valores éticos, às normas da Universidade e à legislação brasileira. 

O credenciamento significa o reconhecimento formal do Grupo pela Direção da Escola Politécnica de que as atividades desenvolvidas têm caráter extensionista, contribuindo para sua promoção e constituindo-se como um canal de difusão da imagem da Instituição perante a Sociedade. 

O credenciamento tem duração de um ano, contado a partir de sua aprovação pela CCEx, devendo obrigatoriamente ser encaminhado o relatório de atividades executadas durante o período. 

Uma vez credenciado, o Grupo de Extensão deverá encaminhar à Comissão de Cultura e Extensão o relatório das atividades realizadas no período, com antecedência de um mês do prazo de vigência do credenciamento. o planejamento para o próximo ano e a justificativa para manutenção do credenciamento. A CCEx emitirá um parecer sobre os documentos encaminhados decidindo acerca do recredenciamento do Grupo de Extensão.

O grupo pode enviar novo formulário a qualquer tempo, desde que as novas respostas, de fato, expressem a natureza de suas atividades e sejam aderentes aos princípios e diretrizes presentes no texto introdutório do formulário.