Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Marcosiris Amorim de Oliveira Pessoa – engenheiro, servidor, especialista em laboratório e pesquisador – do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi elevado, em 2023, a membro sênior do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), tendo recebido a sua placa no último mês. Esta é uma organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, promovendo a prosperidade global por meio da engenharia, desenvolvimento, integração, compartilhamento e aplicação do conhecimento nas áreas de ciência, eletricidade e tecnologia da informação.

 

Conforme uma carta oficial assinada por Saifur Rahman, presidente e CEO do IEEE, apenas 10% dos mais de 400 mil membros da organização alcançam esse grau, o que, segundo ele, requer ampla experiência e reflete maturidade profissional e realizações de relevância documentada.

 

Para Marcosiris, esse reconhecimento é uma grande honra, uma vez que o IEEE reúne diversos pesquisadores e engenheiros de todo o mundo. O pesquisador destaca que membros seniores têm a oportunidade de ocupar posições executivas de voluntariado no IEEE. “Cada membro sênior pode indicar candidatos a esse status, servindo como referência. Além disso, tornar-se membro sênior é um sinal de que seu trabalho está sendo reconhecido e que você está contribuindo significativamente para a ciência.”

 

Marcosiris expressa sua gratidão aos membros seniores que lhe forneceram cartas de recomendação: o professor Paulo Eigi Miyagi e o professor Marcos de Sales Guerra Tsuzuki, ambos da Escola Politécnica da USP, e o professor Guiou Kobayashi, da Universidade Federal do ABC.