Em 2018, professores da Escola Politécnica (Poli) da USP criaram a Revista Polytechnica, pela editora Springer, um journal internacional inspirado pela Escola Politécnica. A publicação surge a partir da participação de professores da Escola Politécnica no debate geral para a criação de “journals” com inspiração em sociedades acadêmicas e instituições brasileiras para fazer jus ao estágio da pesquisa feita no Brasil.
O acesso à publicação é aberto, e pode ser feito por meio deste link.
Já o link para a página da Revista pode ser acessado aqui.
O editor-chefe da Revista é o professor Emílio Carlos Nelli Silva, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, e o vice editor-chefe o professor José Roberto Castilho Piqueira, ex-diretor da Escola e docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle.
O professor José Reinaldo Silva conta que os professores da Poli participaram ativamente na criação de journals de sociedades de Engenharia, especial Química, Automação, e indiretamente na revista da Matemática, ABCM e SBMAC. Mas, surgiu a idéia de criar um veículo que tratasse de modo diferente a pesquisa multidisciplinar emergente, e que, além disso pudesse direcionar o seu conteúdo para desafios acadêmicos futuros que demandem uma solução que reúna mais de um campo da Engenharia, e até o relacionamento da Engenharia com a Medicina (vol 3, no. 1-2), com a exploração e uso do gás como alternativa intermediária (vol. 2, no 1-2), ou no tratamento geral destes desafios, (vol.1, no. 1-2).
Os números da revista são híbridos, isto é, a Revista não é inteiramente temática como um “special issue”, mas tem cerca de metade dos seus artigos sobre um tema e os demais sobre qualquer assunto, desde que seja na direção da inovação e dos grandes desafios que se colocam para a Engenharia, mesmo que apresentem pesquisas com resultados concretos mas ainda em andamento. A revista tem somente dois anos de funcionamento, e foi lançada em Agosto de 2018 com um evento que marcou de convidados de peso no cenário internacional, como Andrew Alleyne, Univ. of Illinois Urbana-Champagne, J. N. Reddy, Univ. of Texas A&M, Lucio Sobelman, Univ. of South California, e Shimon Y. Nof, Univ. of Purdue, e foi aberto pelo Prof. José Goldemberg, então presidente da FAPESP. O evento contou com a promoção da Escola Politécnica e da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.
A editoria da revista espera poder ampliar o debate do posicionamento multidisciplinar da Engenharia frente aos grandes desafios e inserir no leque de publicações existentes uma proposta nova, que se some às atuais revistas dedicadas a áreas específicas para compor o leque de publicações disponíveis com qualidade e apuro acadêmico.
Com informações cedidas pelo professor da Poli, José Reinaldo Silva, docente do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos.
Outras informações:
Journal da USP: https://jornal.usp.br/tag/usp-strategic-workshops-on-engineering-grand-challenges-workshop
AUSPIN: http://www.inovacao.usp.br/escola-politecnica-discute-os-grandes-desafios-da-engenharia-em-workshop/
YouTube:
Localização
Acesso Rápido
Formando Engenheiros e Líderes
© 2024 Escola Politécnica da USP