Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

No dia 13 de novembro, a diretoria da Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu o Cônsul Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Sr. Eiji Takeya. O diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, o vice-diretor, Silvio Ikuyo Nabeta, e o presidente da Comissão de Pós-graduação, Oswaldo Horikawa, se reuniram com o representante diplomático e discutiram sobre as parcerias já realizadas entre a Universidade e instituições culturais e de ensino e pesquisa do Japão, além dos grandes projetos realizados na Poli. 

[Fotos]

O Cônsul, que estava acompanhado da assessora consular, Stella Tanaka, agradeceu o apoio da Escola na divulgação de bolsas de estudo para estrangeiros em universidades japonesas entre os seus estudantes, e ressaltou que muitos dos selecionados fazem parte da Universidade de São Paulo.

Bolsas de estudos – O Governo do Japão, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece seis diferentes modalidades de bolsas de estudo para estrangeiros em universidades japonesas. 

No Brasil, os processos seletivos para as bolsas MEXT vêm sendo realizados pelas representações diplomáticas japonesas (Embaixada, Consulados e Escritórios

 Consulares) desde 1956.

O Consulado Geral do Japão em São Paulo realiza o processo seletivo dos candidatos residentes nos Estados de São Paulo. Para cada modalidade de bolsa há um processo seletivo distinto. Veja o que cada uma oferece e leia atentamente as informações adicionais no link.