Encontro Nacional de Educação STEAM reuniu 200 professores e gestores de todo o país para impulsionar a metodologia nas escolas públicas
Com informações da Acadêmica Agência de Comunicação
A Universidade de São Paulo (USP) sediou, de 23 a 27 de setembro, o maior evento de educação STEAM do Brasil, o Encontro Nacional de Educação STEAM. Com a participação de 200 educadores, professores da educação básica e técnica e gestores das secretarias estaduais de educação, de todas as regiões do país, o encontro tem como objetivo disseminar o modelo de ensino STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas redes públicas de educação básica e técnica, promovendo uma aprendizagem integrada, investigativa e criativa.
A educação STEAM é uma abordagem pedagógica que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com o objetivo de promover uma aprendizagem interdisciplinar e prática. Ela busca desenvolver habilidades críticas como resolução de problemas, criatividade e colaboração, preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo real. Essa metodologia incentiva a inovação e a aplicação de conhecimentos em projetos que conectam teoria e prática, promovendo uma educação mais envolvente e relevante para os estudantes.
Organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e com o patrocínio master da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e patrocínio do Instituto 3M e da Fundação Siemens Brasil, o evento contou com uma série de palestras, oficinas práticas e dinâmicas de grupo. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender com especialistas renomados, explorar novas metodologias educacionais e desenvolver planos de ação para implementar a aprendizagem STEAM em suas regiões.
“Este encontro é uma oportunidade única para professores e gestores de todo o país se apropriarem de ferramentas inovadoras para transformar a educação em nossas escolas. Ao integrar ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de forma interdisciplinar, estamos preparando nossos estudantes para os desafios do futuro, com uma educação mais ativa, prática e conectada com o mundo real. Além disso, os participantes se tornarão agentes multiplicadores dessa metodologia, formados para disseminar os conhecimentos trabalhados e inspirar mudanças significativas em suas comunidades educacionais,” destaca a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora científica da iniciativa e professora titular da Escola Politécnica da USP.
A programação do evento, que também contou com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), incluiu oito oficinas, nas quais os participantes puderam escolher atividades que iam desde o uso de inteligência artificial na educação até estratégias de incentivo e engajamento. Além disso, cada estado participante desenvolveu um plano de ação específico para implementar formas inovadoras de educação STEAM nas escolas, que foi apresentado em um pitch no último dia do evento. Os melhores planos receberam até R$13 mil em financiamento por meio de um edital pós-evento.
Entre os palestrantes confirmados estavam David Delaine, professor na Florida International University, que discutiu “Parcerias para uma Educação STEAM Significativa”; Cristina Sleiman, advogada e sócia da Peck Sleiman Eduteck, que falou sobre “Ética e Cidadania Digital: Educador Conectado”; Jeremiah M. Tarbutton, especialista em língua inglesa, que apresentou “Como Integrar STEAM e Desenvolvimento Sustentável: Inspirando a Próxima Geração de Cidadãos Globais”; Alexandre Sayad, jornalista e educador, que trouxe a palestra “Quem tem medo da inteligência artificial? Ética e Oportunidade na Educação”; além de Roseli de Deus Lopes, que abordou “O Papel Indutor das Feiras e Projetos Científicos na Formação Discente”.
O evento também contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: Ruth Urry, Adida para Assuntos de Educação e Cultura da Embaixada dos EUA;
Rae Jean Stokes, Adida para Assuntos de Educação e Cultura, Consulado Geral dos EUA – São Paulo; Paulo Gandolfi, presidente da 3M Brasil e Livia Ribeiro Viana, da Fundação Siemens Brasil.
“Estamos empolgados em ver como a educação STEAM pode ser uma ferramenta poderosa para renovar a educação no Brasil. A colaboração entre professores, gestores e especialistas, como a que teremos neste encontro, é essencial para que possamos construir um futuro mais inovador para nossos jovens,” acrescenta a professora Roseli. “esta é a maior edição desse evento, que integra o programa STEAM TechCamp Brasil, realizado nos últimos cinco anos, e que já beneficiou direta ou indiretamente mais de 43 mil professores e 157 mil alunos de todo o país”, acrescenta.
Para a Adida para Assuntos de Educação e Cultura na Embaixada dos Estados Unidos Ruth Urry destaca que “ao celebrarmos 200 anos de relações bilaterais, o Brasil e os EUA reiteram o seu compromisso em continuar investindo na formação de agentes transformadores da educação pública no Brasil. O efeito multiplicador dessa rede de educadores é impressionante e fortalece ainda mais a nossa parceria estratégica.”
Sobre a USP – Criada em 1934, USP é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.
Esse desempenho, gerado ao longo de mais de oito décadas de uma intensa busca pela excelência, permite à USP integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial. Sua graduação é formada por 183 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos. A pós-graduação é composta por 239 programas, com cerca de 30 mil matriculados. Atualmente, a USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.
Sobre o LSI-TEC: A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo. www.lsitec.org.br