Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Poli-USP realiza Semana da Mulher Politécnica com atividades que promovem diálogo e inclusão

Foto: Mariana Ricci

Nos últimos dia 5 e 6 de novembro de 2024, o Diretório Acadêmico da Poli realizou a Semana da Mulher Politécnica, com o  objetivo de trazer discussões sobre a valorização da mulher na engenharia. 

 

A atividade inaugural do evento foi a Oficina de Defesa Pessoal, que convidou as participantes a terem uma aula prática e lúdica de como se defender. A Roda de conversa com ex-atletas foi a atividade seguinte, que contou com a participação de três ex-alunas, sendo uma delas professora na Poli há 12 anos.

 

Bárbara Mendes Ribeiro, Luana Marsano da Costa Nunes e a professora Carina Ulsen compartilharam os desafios de ser uma mulher no esporte e como ser atleta as auxiliou durante suas trajetórias acadêmicas. Luana, que se formou em engenharia mecatrônica em 2022, argumentou que foi através do esporte que ganhou a confiança para enfrentar as desigualdades de gênero do mercado de trabalho.

 

“O pertencimento da mulher na Poli é um assunto muito extenso e anda de mãos dadas com o esporte”, apontou Luana. Bárbara e Carina ainda compartilharam momentos marcantes como atletas na Poli e afirmaram sobre a importância de se apropriar do que as faz ser mulher: a força.

Professora Carina Ulsen, Luana Marsano, Bárbara Ribeiro e Geovanna Bispo/Foto: Mariana Ricci

O segundo dia do evento contou com uma palestra sobre Liderança Feminina ministrada pela Ambev, e uma Roda de Conversa com professoras e funcionárias da Poli. Esta última  evento com a participação das professoras Rachel Biancalana Costa, Renata Monte e a funcionária Regina Aparecida Soares. 

 

“Demora muito mais para a gente conquistar respeito. A gente tem que trabalhar o triplo, o quádruplo para sermos vistas”, afirmou a professora Rachel. Os desafios da invisibilização da figura feminina na Poli e os avanços sociais conquistados pelas mulheres que integram a USP foram o cerne da discussão. “Hoje a gente tem espaço para se posicionar, para falar”, pontuou Renata, que já fez parte do quadro de  funcionários da Poli e hoje atua como docente.

O evento foi encerrado com uma mensagem emotiva e esperançosa das palestrantes, que mostraram confiança nas próximas gerações de alunas e alunos da Poli.