Menu

Engenharia e Responsabilidade Social

Recomendação de Projetos

Estudo sobre o Processo de Intervenção em Favelas e Habitações de Interesse Social em Encostas

Descrição: O trabalho desenvolveu-se em duas vertentes principais: 1º ETAPA: - Análise do processo e levantamento de critérios adotados nas intervenções em favelas na Cidade de São Paulo. Nesta etapa, o grupo estudou os passos que antecedem a intervenção em determinada região carente de serviços básicos de infra-estrutura e habitação, usando a metodologia utilizada pelo órgão público (Prefeitura Municipal de São Paulo). 2º ETAPA - Estudo de alternativas para Habitação de Interesse Social em áreas de encosta. Nesta etapa, o grupo elegeu as áreas de encosta para elaboração de solução alternativa às construções convencionais, e avaliou a possibilidade de implantação de habitações escalonadas em áreas de encosta, com a perspectiva de diminuir os impactos (movimentação de terra, exposição de solo fraco, assoreamento, etc) e suprir a demanda das áreas com maior declividade.

Objetivos: Estudar o processo de intervenção em favelas e analisar alternativas de implantação de habitação de interesse social em áreas de encosta, de forma que o processo de urbanização em favelas proporcione melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Data de Cadastro: 04/03/2008

Sistema de Reaproveitamento de Água em Residências

Descrição: O projeto consiste em desenvolver um sistema que possibilite reutizar a água descartada de lavatórios, máquinas de lavar, etc. para uso em descarga em vasos sanitários, reduzindo o consumo de água tratada

Objetivos: Desenvolver dispositivos para aplicação em residência, de modo que haja redução do consumo de água tratada.

Data de Cadastro: 05/06/2004

Uso de Redes Neurais para o diagnóstico de Glaucoma

Descrição: Desenvolver um algoritmo de rede neural, que leia a partir de uma planilha com os dados do exame de HRT e seja capaz de classificar os dados do indivíduo como característicos de : glaucoma, limítrofe ou sadio. O algoritmo final avalia seções do olho: Global, Temporal, Temporal Superior, Nasal, Nasal Inferior e Nasal Superior. As formas de contorno utilizadas pelo software também podem ser duas: automático (apenas seção Global) e manual.

Objetivos: Embarcar em um software de tecnologia JAVA, uma interface para o uso no departamento de Oftalmologia da UNIFESP em que o usuário escolha que segmento do olho quer analisar e assim obter a que grupo o indivíduo se aproxima: Glaucomatosos, Sadios ou Limítrofes.

Data de Cadastro: 29/03/2008