Participação em Programa de Capacitação Didática em Atividades dos Cursos de Graduação – fluxo contínuo
Conforme as Res. CoPq 7413/2017 e Res. CoPq 8689/2024 durante o programa de pesquisa, o Pesquisador Colaborador e/ou o Pós-doc regularmente admitido e inscrito no sistema corporativo Atena poderá participar de Capacitação Didática voluntária em atividades dos cursos de graduação, sob o acompanhamento do docente responsável pela disciplina.
A Capacitação Didática compreende as seguintes atividades:
I – aulas práticas, seminários e aulas de exercícios;
II – orientação de grupos de estudos e discussão de casos clínicos;
III – aplicação de provas, exames e trabalhos;
IV – supervisão da aprendizagem dos estudantes, tutoria ou orientação de graduandos, inclusive em trabalhos de conclusão de curso;
V – atividades de campo e viagens didáticas;
VI – preparação de material didático.
É vedada, ao Pesquisador Colaborador e ao Pós-doc, a ministração de aulas teóricas, mesmo que sob supervisão do professor responsável e independentemente da carga horária da disciplina.
Requisitos:
– Estar ativo no Programa de Pesquisador Colaborador da USP, ou no Programa de Pós-Doutorado junto à Escola Politécnica, ao longo de toda a realização da Capacitação Didática;
– Obedecer ao limite de carga horária de 192 horas (máximo de 8hs/semanais), calculada pela soma das atividades do semestre, previstas no Plano, devendo ser observadas, também, as regras pertinentes da entidade financiadora da bolsa do Pesquisador Colaborador ou do Pós-doc, quando for o caso.
Documentos necessários:
– Documento comprobatório de anuência da entidade financiadora da bolsa OU da instituição de pesquisa e ensino ou empresa de origem para a realização de tais tipos de atividades. Documento de upload obrigatório no Plano.
– Plano de Capacitação Didática – formulário devidamente preenchido com as atividades pretendidas. Preencher um formulário para cada disciplina.
Tramitação
O formulário do Plano de Capacitação Didática, quando de seu preenchimento pelo Pesquisador Colaborador ou Pós-doc interessado, será enviado automaticamente para o seu e-mail, para as seguintes providências:
- Encaminhamento para aprovação do Docente Responsável pela Disciplina. O mesmo deverá registrar sua manifestação na própria mensagem;
- Posterior envio ao seu docente responsável pelo Pesquisador Colaborador ou Pós-doc para anuência, também, na mesma mensagem;
- Envio desse e-mail único com TODAS as manifestações e os dados do Plano, para posdoc.poli@usp.br, para submissão à CPqI – Comissão de Pesquisa e Inovação.
Consulte o Fluxo
Calendário de solicitação – fluxo contínuo
O(s) Plano(s) de Capacitação Didática, devidamente aprovado(s) pelo Docente Responsável pela Disciplina e o docente responsável pelo Pesquisador Colaborador ou Pós-Doc deverá(ão) ser submetido(s), pelo interessado, à CPqI com antecedência de 45 dias do início da(s) disciplina(s).
O interessado receberá uma mensagem com a manifestação da CPqI. Vale ressaltar que as atividades não poderão ser iniciadas anteriormente à aprovação da Comissão.
Atestado de realização da Capacitação Didática
Com a Capacitação Didática aprovada pela CPqI, será gerado um “Atestado de Realização de Atividade de Capacitação” para cada disciplina específica, pelo Sistema Atena, o qual será enviado ao Pesquisador Colaborador ou Pós-doc interessado, por e-mail, pelo Serviço de Pesquisa.
Ao término da realização da atividade, o Docente Responsável pela Disciplina, deverá assinar o atestado respectivo que deverá ser remetido ao e-mail posdoc.poli@usp.br, para inserção no referido sistema corporativo.
Ao término da vigência do Pesquisador Colaborador ou do Pós-doc, junto ao Programa da USP e, uma vez cumpridas todas as exigências da Unidade para a aprovação de seu “Relatório Final”, será emitido o “Atestado de Conclusão” no qual constarão, ainda, as atividades de capacitação didática desenvolvidas e carga horária cumprida.