“Você escolheu fazer história na USP. Hoje celebramos não apenas o tempo, mas o impacto duradouro da sua jornada. Agradecemos sua inestimável contribuição ao longo dessa trajetória de serviço e dedicação”. Estes eram os dizeres da placa entregue aos homenageados na solenidade realizada pela USP para conceder prêmios de reconhecimento profissional aos servidores da Universidade, estabelecidos por meio da Portaria GR Nº 8611.
Participaram da cerimônia o Reitor da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, a vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e a professora Heliani Berlato,
Coordenadora Adjunta da Coordenadoria de Administração Geral (CODAGE).
Entre os servidores públicos da Poli que foram reconhecidos pela Premiação, estão:
– Prof.Sérgio Roberto Ceccato – PME – 50 anos de USP
– Prof.Dr. André Bergsten Mendes – PNV – 25 anos de USP
– Profª.Drª.Débora Pretti Ronconi – PRO – 25 anos de USP
– Prof.Dr. Dorel Soares Ramos – PEA – 25 anos de USP
– Prof.Januário Pellegrino Neto – PEF – 25 anos de USP
– Prof.Dr. Rene Peter Schneider – PQI – 25 anos de USP
A professora Heliane abriu o evento destacando “o imenso prazer em nos reunirmos hoje para celebrar a tão significativa trajetória profissional de cada um de vocês – 25 e 50 anos de dedicação à Universidade de São Paulo, à sociedade e ao serviço público. Quando olhamos para essas décadas de trabalho vemos mais do que números vemos histórias
conquistas desafios superados e uma contribuição incalculável para a excelência de uma das maiores universidades do mundo”. Ela também ressaltou que “ser servidor público não é apenas uma profissão, é uma missão, é uma vocação, um compromisso com valores que transcendem interesses individuais, compromisso de servir a sociedade e de promover o bem coletivo”.
Em seguida, Maria Arminda do Nascimento Arruda saudou a iniciativa, e em especial os servidores técnico-administrativos. “Tudo o que realizamos na Universidade não seria possível sem a colaboração dos nossos servidores, servidores públicos na acepção mais perfeita deste conceito, portanto como servidores públicos são pessoas dedicadas à sociedade, às questões da vida social e sobretudo à Universidade”.
Sobre a dedicação dos servidores à Universidade, a qual se incluiu, reconheceu uma relação sedutora com a Universidade, uma vez que os seus servidores acreditam em seu projeto público de educação, de produção de cultura, ciência e conhecimento. “Essa homenagem é mais do que justa e merecida. É preciso que tenhamos esses momentos para reconhecer professores e funcionários. Reconhecer os nossos e isso é fundamental na nossa vivência, na nossa sociabilidade, na nossa vida dentro da Universidade”. Por fim, a vice-reitora destacou o caráter familiar da Universidade, como um projeto de famílias, e agradeceu a presença dos familiares dos servidores que prestigiaram a cerimônia.
Finalizando a solenidade, o reitor, professor Carlotti, agradeceu aos servidores, “reconhecimento por tudo que vocês fizeram pelas horas que vocês se dedicaram a esta Universidade”. Ele citou a iniciativa liderada pela professora Heliani, a Escola USP de Gestão, responsável pela capacitação de servidores como um projeto de melhoria contínua da Universidade, e que em 2024 realizou uma imersão com 1901 servidores.
O reitor citou então, a frase presente na placa, e convidou a todos a “celebrar esse final de ano com as nossas famílias e nos prepar
armos para voltar cheio de energia para a nossa Universidade. Muito obrigado a vocês. Parabéns pela jornada que vocês fizeram aqui na Universidade.
O evento passa a ser anual para reconhecer os servidores.
Sobre a Premiação – “A Reitoria da USP instituiu a Portaria considerando a importância das políticas que visam melhorar o clima organizacional, no dia 25 de outubro de 2024. Os Prêmios consistem em condecorações por meio da entrega de certificados.
“Farão jus aos prêmios de que trata esta Portaria os servidores que:
I – completarem 50 anos de serviço na USP (jubileu de ouro) no ano de concessão do prêmio;
II –completarem 25 anos de serviço na USP (jubileu de prata) no ano de concessão do prêmio; e
III – tiverem destacado desempenho profissional, reconhecido pelas chefias e por seus pares.”
Para conferir a portaria completa acesse o link”.