Na sexta-feira, 18 de outubro, a USP inaugurou o Centro de Inovação para Transição Energética (ETIC), vinculado à Escola Politécnica (Poli) da universidade. O Centro tem como foco estabelecer parcerias entre alunos e empresas privadas para solucionar desafios relacionados à geração de energia e eficiência energética.
A cerimônia de inauguração incluiu um debate sobre os desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta na transição energética. Participaram da mesa a subsecretária de Energia e Mineração da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marisa Barros; a diretora de produtos e projetos da ClimaTempo, Gilca Palma; e os professores Celma Ribeiro e Erik Rego, do Departamento de Engenharia de Produção.
O diretor da Poli, Reinaldo Giudici, celebrou o lançamento do ETIC e enfatizou que a transição energética é uma das prioridades da Escola Politécnica, tanto na graduação quanto na pós-graduação. José Joaquim do Amaral, do Conselho da Fundação Vanzolini, ressaltou que esse processo fortalecerá a importância da multidisciplinaridade.
O Centro de Inovação, Estudos e Pesquisas da Transição Energética para uma Economia de Baixo Carbono é fruto da colaboração entre o Departamento de Engenharia de Produção da Poli, a Cosan e a Fundação Vanzolini.
“Queremos engajar mais pessoas, especialmente a geração Z. Contamos com a parceria dos colegas da Poli para fortalecer o centro, pois temos muitos talentos e professores brilhantes”, afirma Celma Ribeiro.
O ETIC visa, por meio de suas pesquisas, contribuir para as estratégias brasileiras, posicionando o país como um dos líderes globais nesse processo. Para isso, atuará de maneira multidisciplinar, aproveitando as competências em política energética, mercados de energia, otimização, modelagem matemática e economia da energia.
No primeiro semestre de 2025, a Escola Politécnica lançará uma nova disciplina optativa sobre transição energética, disponível para alunos de todos os cursos de graduação da Universidade, com o intuito de promover uma equipe que seja composta por diversas áreas.